sábado, 14 de julho de 2012

Novo comandante do 4º BPM assume uma unidade que, juntamente com o CPA-1, foram classificadas pelo comandante geral da PM como possuidoras da melhor tropa com a qual trabalhou em sua história na corporação




       O 4º Batalhão da Polícia Militar de Caruaru tem oficialmente um novo comandante deste a noite desta quinta-feira (12), quando um evento no auditório do Fórum Juiz Demóstenes Batista Veras marcou solenemente a transmissão do cargo, que teve a presidência do novo comandante geral da PM, coronel Luís Aureliano, e foi prestigiado por diversas autoridade civis e militares.

          O tenente-coronel Givanildo dos Santos recebeu a função do coronel Gilmar de Araújo, comandante da unidade desde 1º de janeiro de 2011, e de quem foi subcomandante. A parceria de sucesso entre os dois e o então comandante do CPA-1, coronel Luís Aureliano, contagiou a tropa e rendeu bons frutos à região, alçando o 4º BPM ao primeiro lugar geral no Estado na diminuição dos números absolutos de homicídios.   

          Passado mais de uma década, o 4º BPM terá à frente alguém nascido em Caruaru e que construiu aqui boa parte de sua carreira policial, mas teve outras experiências em unidades como o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), 12º BPM e 13º BPM, no Recife, 15º BPM em Belo Jardim, 10º BPM em Palmares e 21º BPM em Vitória de Santo Antão.  O novo comandante do Batalhão sediado na Capital do Agreste teve passagens pelo curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia de Caruaru e pelo curso de Direito pela Faculdade Osman Lins, além de possuir pós-graduações em Gestão Governamental, na UPE, e Especialização em Trânsito pela Fundação Joaquim Nabuco. Teve ainda uma experiência como fuzileiro Naval da Marinha do Brasil, tendo servido no Rio de Janeiro entre 1983 e 1985.

A SOLENIDADE



          A composição da mesa na solenidade presidida pelo comandante geral, coronel Luís Aureliano, foi formada pelo juiz Gleydson Pinheiro, diretor do Foro da Comarca de Caruaru, Dário Sá Leitão, delegado da Polícia Federal, Erick Lessa, delegado gestor de polícia do agreste, tenente-coronel João Bosco, da Destra e que representou a prefeitura do município, inspetor Daniel Albuquerque, chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Caruaru, Djalma Cintra, presidente da CDL Caruaru, Sávio Omena, prefeito de Altinho, Geovane Sá Leite, promotor de Altinho, e pelo juiz federal Thiago Aguiar.

          O protocolo da solenidade foi quebrado propositalmente duas vezes. Na primeira, o já empossado tenente-coronel Givanildo dos Santos homenageou o comandante geral, Luís Aureliano e o coronel Gilmar de Araújo com o diploma de Comandante Líder, comenda criada para enaltecer o bom trabalho desenvolvido pelos dois militares na região. Em outro momento, no encerramento do evento, houve a sabragem de um espumante (abertura da garrafa com um golpe de sabre), que é o resgate de um ritual criado pelo general Napoleão Bonaparte, e que foi realizado pelo capitão Kléber de Freitas, encantando os presentes.

          No início e no final da solenidade os presentes puderam conferir de perto a apresentação dos meninos do projeto Policiar, Musicalizar, Proporcionar Expectativas (PMPE), uma iniciativa do 4º BPM e que foi fomentada pelo coronel Gilmar através da banda de música da unidade.

O novo  comandante discursa após tomar posse

O comandante geral recebe comenda das mãos do subcomandante do 4º BPM, Maj Nóbrega

Coronel Gilmar recebe a homenagem das mãos do subtenente Petrônio
Policiais femininas recepcionaram os convidados

Projeto Policiar, Musicalizar, Proporcionar Expectativas

A alegria dos meninos e meninas....

...do projeto encantou os participantes do evento

Nenhum comentário: