terça-feira, 4 de junho de 2013

CAÇA HOMICIDA AGORA É GRUPO OPERACIONAL DE PREVENÇÃO A HOMICÍDIOS


As equipes do GOPH utilizam camisa azul e braçal
Nova marca da equipe especializada
O enfrentamento da criminalidade requer da Polícia Militar uma diversidade de estratégias para conter o seu avanço e nesse contexto o 4º BPM dispõe de uma exclusiva equipe especializada que está sendo rebatizada, mas que pretende manter a mesma intensidade no combate aos criminosos.

Este grupo é a Caça Homicida (CH), criada em outubro de 2010 com o objetivo de focar o combate aos crimes contra a vida, sem no entanto esquecer dos demais delitos que possam comprometer as metas do Pacto pela Vida, programa do governo do Estado que vem reduzindo os homicídios em Pernambuco. O grupo especializado passa a se chamar Grupo Operacional de Prevenção a Homicídios (GOPH), destacando o objetivo maior que é a prevenção e não a "caça" aos homicidas, adequando o nome ao compromisso maior de prevenir o crime e não de focar primordialmente a repressão aos autores.


A equipe foi formada após seus integrantes, soldados recém formados que chegavam ao 4º BPM, serem submetidos a um aperfeiçoamento teórico e prático para aprimorar os conhecimentos e padronizar as ações de rua, sendo a primeira equipe formada pelos soldados Cardoso, João Santana e Luiz Marques, denominada "a pioneira".  Para melhor caracterizar as equipes foi criado o braçal em março de 2011. Pouco mais de um ano depois, abril de 2012, foi criada a versão da CH sobre duas rodas, dando uma nova dinâmica ao serviço graças a mobilidade das motocicletas.


Motopatrulheiros da CH surgiram em abril de 2012

O braçal, que terá a sigla GOPH, é a marca da equipe,
que passa a usar camisa azul


Atualmente o sargento Mccartney (foto acima) está à frente do GOPH,  que busca na união do grupo a força necessária para fazer a diferença e manter o destaque operacional do 4º BPM.

Nenhum comentário: